quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A VIDA E A MORTE!



(Á PEDIDO DE FERNANDO TEIXEIRA - CENTRO DE TREINAMENTO SUL JIU-JITSU LAJEADO)

Infelizmente tudo que sabemos sobre a nossa vida é que ela está muito próxima do morte. É como o amor e o ódio, dois pólos de energias diferentes porém interligados.

Hoje, a AJOL está de Luto pois sente mais uma perda! E é á um extraordinário Ser Humano que faz esta homenagem.

HÉLIO GRACIE, um dos ícones do Brazilian Jiu-Jitsu. O Grande Mestre teve 9 filhos, introduziu na vida deles o Jiu-Jitsu, ensinando que não era uma simples arte marcial e sim uma filosofia de vida. Filosofia essa que o levou aos seus 95 anos com um condicionamento físico invejável e uma lucidez impressionante.

"Quando pequeno Hélio acompanhava os treinos ministrados por seu irmão Carlos Gracie, certa vez na falta de seu irmão ele mesmo deu o treino a um aluno. Mas o fato de ser um rapaz mirradinho, ou um galinha morta como ele mesmo dizia, o levou a revolucionar a Arte Suave. Hélio começou a usar as alavancas para poder vencer seus adversários que geralmente eram mais fortes e pesados. Para espalhar o Jiu-Jitsu pelo país Hélio passou a aceitar desafios de atletas de outras modalidades, e obteve êxito nessa tentativa. Seus filhos seguiram levando o seu nome adiante, competindo, vencendo, difundindo a Arte Suave mundo a fora. Prova disso é Rickson Gracie, idolatrado no Japão. os japoneses deram o apelido de O Último Samurai a Rickson, e também não é para menos. Rickson seguiu os ensinamentos de seu pai, lutando um Jiu-Jitsu clássico, acreditem, ele nunca perdeu uma luta. Hélio era mais do que um mestre de Artes Marciais, era também um filósofo. tinha em casa fichários com suas anotações, em suas entrevistas dava um show de humildade e sabedoria. Ao dar uma entrevista a GracieMagazine o Grande Mestre falou nunca se arrepender de algo que já passou e também que não guarda mágoa ou raiva de ninguém. O Grande Mestre é um dos maiores exemplos para a juventude, nunca precisou beber ou fumar para ser respeitado ou para agradar alguém, viveu uma vida saúdavel e honrada.
Segundo o site da revista "Gracie Magazine", Helio Gracie não queria que os filhos lamentassem sua morte. Na comemoração pelos seus 95 anos, em 2008, Helio teria declarado que, quando morresse, gostaria que os filhos fizessem uma festa, sem bebidas ou excessos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário